Análise – Bat Boy

LANÇAMENTO
25/05/2023
DESENVOLVIDO POR
X PLUS Company Limited
PUBLICADO POR
Sonzai Games

Bat Boy é um jogo de plataforma desenvolvido pela X-Plus e Sonzai Games. Seu estilo de jogo é uma excelente mistura entre Megaman, The Messenger e Shovel Knight. Além de ter referência a diversos outros jogos clássicos que marcaram a história dos videogames Os gráficos em pixel art são muito bem detalhados e possuem efeitos muito bons, além dos personagens serem muito bem animados. Como gráficos não são tudo, devo dizer que o gameplay e as músicas são excelentes e vou entrar em detalhes mais a frente na análise, mas outra coisa que chama muita atenção são os diálogos, que são super divertidos. É importante dizer também que o jogo está totalmente localizado em Português brasileiro.

A história de Bat Boy é sobre um grupo de atletas adolescentes que de dia praticam esportes e de noite combatem o crime como vigilantes mascarados. Até uma noite na qual eles foram atraídos para uma armadilha, na qual foram atacados por um mago interdimensional chamado Lorde Vicious, que fez uma lavagem cerebral na turma de Bat Boy com um ataque no qual apenas Bat Boy saiu ileso, tendo que viajar para outra dimensão para salvar seus amigos. Do outro lado do portal, Bat Boy encontra Garou, um corvo falante que passa a guia-lo no mundo paralelo. Além de Garou, outros personagens amigáveis podem ser encontrados na Casa Descolada, que é um cenário onde é possível conversar, ouvir músicas e comprar bebidas.

 

Embora o layout de botões de Bat Boy seja simples, o jogo em si é mais complexo do que parece e requer que o jogador tenho um certo nível de atenção aos ataques inimigos, para se adequar ao timing. Enquanto está no chão é possível rebater os ataques para a direção que desejar. Enquanto está no alto é possível acertar inimigos ou seus projéteis para se manter no ar.

Até aqui parece bastante com The Messenger, mas ao derrotar cada chefe do jogo, Bat Boy mostra o seu diferencial. Assim como em jogos do Mega Man, cada chefe concede um poder especial, com a diferença de que ao invés de serem armas que funcionam dentro de um sistema de fraquezas de chefes, são técnicas que ajudam bastante não só no combate como nos desafios encontrados durante as fases. 

Existe por exemplo um ataque que deixa o bastão girando parado que além de dar muito dano em inimigos parados, também serve como um segundo pulo, caso você pule em cima dele. Tem também um dash no alto que também serve como ataque para acertar inimigos e se manter no ar, uma corda que alcança plataformas ou inimigos distantes, uma bolha que protege contra danos de espinhos e ainda recupera seu ar debaixo d’água, entre outros poderes. Ao todo são 9 poderes que vão mudar muito a forma de como você joga  

O jogo possui um mapa que lembra o de Super Mario bros 3 no qual as fases novas vão sendo liberadas à medida que se passa das fases disponíveis. Ao todo são 15 fases, a maioria delas tem cinco itens coletáveis. Sendo três sementes para melhorar o personagem, uma fita de música e um animal escondido. As sementes podem ser trocadas em lojas para melhorar a vida ou energia de Bat Boy, as fitas de música podem ser tocadas na Jukebox e os animais fazem parte de uma missão secundaria que não dá recompensas além de encher a casa descolada de animais.

Cada fase tem um tema diferente, correspondendo ao esporte favorito do chefe da fase. Esse é um detalhe que faz com que o jogo seja sempre muito criativo e diversificado. Em cada fase os inimigos têm designs e ações diferentes, correspondendo ao esporte tema da fase. Entre os temas temos Baseball, Kendo, Natação, Corrida, Tenis, entre outros.

Os chefes demandam atenção constante, pois além da maioria atirar projéteis contra o jogador, ainda possuem ataques corpo a corpo. Após reduzir a barra de vida do chefe a zero, ela se enche novamente e o chefe entra num modo de fúria, ganhando novos ataques e deixando a luta mais complexa, mudando seus padrões. 

Após derrotar cada chefe, eles ensinam suas técnicas para Bat Boy e vão para a Casa Descolada, onde é possível conversar com eles. Os únicos chefes que não ensinam coisas são o vilão principal do jogo e chefes especiais que dão ingredientes ao serem derrotados. Estes ingredientes servem para fazer bebidas que tem 3 efeitos diferentes: Encher HP, causar danos na tela toda ou reviver seu personagem. Após entregar os ingredientes na Casa Descolada, é possível comprar as bebidas nos checkpoints das fases. 

Bat Boy dá um show de criatividade tanto na jogabilidade, como no design de fases e também nas músicas. Todo e cada detalhe do jogo é apaixonante para fãs de jogos de plataforma. Se você também que se apaixonar por Bat Boy, o jogo está disponível para Xbox One e Xbox Series S|X. Eu usei a versão de Xbox One para fazer esta review e agradeço a X-plus por confiar no trabalho e me enviar a key do jogo. 

Análise – Bat Boy
CONCLUSÃO
Um jogo de plataforma com influência de The Messenger e vários outros jogos clássicos. Uma formula quase infalível que gerou um jogo fantástico!
Gráficos
10
Jogabilidade
10
Som
10
Diversão
10
PROS
Pixel Art muito bem detalhada
Diálogos super divertidos
Design muito diversificado
CONTRAS
NENHUM!
10
INSANO
COMPRE AQUI A SUA CÓPIA DIGITAL DE BAR BOY

Se inscrever
Notificar de
guest

0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Feedbacks embutidos
Exibir todos os comentários