Análise – Monster Jam Steel Titans 2

Lançamento
02/03/2021
Desenvolvido por
Rainbow Studios
Publicado por
THQ Nordic

Hockey, Criquet e Baseball, o que estes esportes tem em comum? na verdade é que eles não são nada comum aqui no Brasil, assim como corrida de carros Monster Trucks.

Apesar de não serem tão populares em terras tupiniquins, muitos jogadores (assim como eu) gostam de se aventurar por estes esportes americanos. Lembro que a minha primeira experiência com Monster Trucks aconteceu no PC em meados de 96 com o saudoso Monster Truck Madness da Terminal Reality, empresa fundada por um ex-funcionário da Microsoft (quanta coincidência).

Visão do cockpit do Bigfoot em Monster Truck Madness (1996)

Monster Truck Madness era um jogo a frente da sua época, com gráficos polidos, jogabilidade realista e recursos multiplayer era possível se divertir por horas e horas. Confesso que joguei bastante na época, inclusive o seu sucessor Monster Truck Madness 2 que chegou em 1998 também para o PC. Porém depois disso eu dificilmente voltei a jogar algum jogo de corrida estilo Monster Trucks, provavelmente cheguei a testar algum nos consoles, mas nenhum me agradou tanto quanto a franquia Monster Truck Madness.

Agora em 2021 tive a oportunidade de experimentar um novo jogo de corrida com Monster Trucks, o Monster Jam Steel Titans 2 da Rainbow Studios. Vamos ver se os jogos com Monster Trucks ainda possuem a mesma magia de 25 anos atrás!

JOGABILIDADE COMPLICADA

Como um entusiasta em jogos de corrida, não poderia começar a análise por outro ponto que não seja a jogabilidade. Jogos de corrida, assim com outros, tem que agradar naquilo em que ele se propõem a ser melhor, no caso dos jogos de corrida seria a jogabilidade. De nada adianta um jogo ter lindos gráficos, possibilidade de customização e diversos modos de jogo se a condução do carro, no caso dos monstros, não for “jogável”.

Eu comecei jogando no gamepad e logo de cara percebi que algo não estava muito certo, parecia que eu estava controlando o macaco do Super Monkey Ball ao invés de um Monster Truck, quicando para todo lado. O jogo claramente não tem a intenção em ser um “simulador”, está mais para um arcade, porém mesmo sendo um arcade é muito difícil manter o seu monstro com as quatro rodas no chão sem capotar.

Grave Digger é uma das estrelas em Monster Jam Steel Titans 2

Após a decepção com o gamepad eu fui testar o jogo utilizando o meu kit com volante, a jogabilidade ficou ainda pior. Acredito que nem todos saibam, mas os Monster Trucks possuem duas barras de direção, onde é possível esterçar tanto as rodas da frente quanto as de trás, no começo é difícil de acostumar mas com o tempo você aprende. Enfim, no volante não tem como controlar o eixo da frente e de trás ao mesmo tempo, você controla apenas o da frente, perdendo então boa parte da imersão. Abortei o volante e retornei para o gamepad.

Outra coisa que me incomodou bastante, e que afeta diretamente a jogabilidade, foi a física dos monstros, aliás permita-me corrigir, a falta de física dos monstros. Eu não sou perito em pilotar Monster Trucks, mas assistindo pela televisão você consegue perceber que o comportamento dos monstros de verdade e os disponíveis no jogo são bem diferentes. Os que aparecem na televisão conseguem se manter em quatro rodas na maioria do tempo, executar manobras sem ficar quicando no chão etc, muito diferente do que acontece em Monster Jam Steel Titans 2.

CONTEÚDO REPETITIVO E DESORGANIZADO

A grande maioria dos jogos apresentam um tutorial no início, com Monster Jam Steel Titans 2 não é diferente, você aprende as mecânicas básicas de condução e algumas dicas de como tentar manter seu monstro no chão. Assim que o tutorial termina você é levado ao cenário do primeiro capítulo, um mapa com pontos de interesse para você explorar, porém curiosamente não há muito o que explorar, porque o mapa é vazio. Se o jogador não apertar o Start e começar a navegar pelo menu ele jamais vai descobrir que o conteúdo está lá e não no mapa.

Os mapas mundo aberto não são exatamente como conhecemos.

Após este estalo de “ué cadê o conteúdo?” eu vasculhei o menu e comecei a explorar os modos de jogo. Os modos além de serem pouco criativos são extremamente repetitivos, pois eles se passam em apenas dois ambientes: arena e “mundo aberto”. Nos ambientes de arena você pode disputar corridas mano a mano contra outros monstros, realizar acrobacias contra o relógio, destruir objetos do cenário etc. Já no ambiente “mundo aberto” o jogador vai correr contra outros monstros em provas de circuito ou então de um ponto a outro do mapa, como eu disse anteriormente pouco criativo.

Como vocês puderam perceber eu coloquei o “mundo aberto” entre aspas, justamente porque a impressão que temos de mundo aberto é outra, em Monster Jam Steel Titans 2 o que temos é um grande mapa vazio e sem inspiração. O problema principal no meu ponto de vista é falta de organização, o jogo quer te guiar por uma progressão linear des capítulos, mas depois te joga em um “mundo aberto” falso onde a verdadeira progressão está no menu que é totalmente desorganizado.

QUESTÕES GRÁFICAS E SONORAS

O jogo foi analisado no Xbox Series X, o que tecnicamente garantiria uma qualidade superior, porém mais uma vez eu me decepcionei. Assistindo alguns vídeos do jogo rodando em outras plataformas eu pude constatar que a qualidade é ruim também em todas as outras. A qualidade das texturas é abaixo da média, o nível de detalhamento dos monstros é muito simples, sem contar aquele “mundo aberto” com gráficos de sexta geração.

Assim como os gráficos, a parte sonora também deixa muito a desejar. Eu lembro que no antigo Monster Truck Madness cada monstro tinha o seu ronco gravado separadamente, a trilha sonora era composta basicamente de clássicos do rock, mesmo naquela época o cuidado já era especial. Porém o que vemos em Monster Jam Steel Titans 2 é exatamente o inverso, a falta de cuidado em reproduzir o som dos protagonistas do jogo da forma mais fiel possível é indesculpável.

Os gráficos não são ruins, mas mereciam um melhor polimento, principalmente as texturas dos carros.

O ronco dos motores parecem ter saído de um banco de sons genérico da internet, todos exatamente iguais. Até mesmo quando os monstros estão parados é como se o motor estivesse desligado, a falta de capricho mandou fortes abraços aos fãs. A trilha sonora provavelmente deve ter saído do mesmo banco de sons genérico dos motores, é como se apenas mudasse o filtro de “efeito sonoros” para “músicas genéricas”. Não existe uma trilha sonora envolvente que te empolgue para ficar horas e horas fazendo acrobacias e correndo com os Monster Trucks.

Um ponto positivo é que o jogo conta com legendas e dublagens em português brasileiro, por isso é possível indicar para qualquer pessoa que tenha algum tipo de deficiência e precise destes recursos para jogar. Porém, ainda assim temos algumas falhas, por diversos momentos a dublagem brasileiro era sobreposta pela dublagem em inglês. Eu não acredito que seja um bug, mas sim a falta de algumas frases ou palavras que não foram traduzidas.

OS PROTAGONISTAS DA FESTA

Este talvez seja um dos poucos momentos onde o jogo realmente brilha, ao todo são mais de 38 monstros disponíveis para você curtir e personalizar, incluindo o lendário Grave Digger, Blue Thunder, Zombie e muito mais. Mas vá com calma, a personalização é super limitada, apenas a mudança de cor em partes dos monstros. Porém o protagonismo não se limita apenas aos monstros, algumas arenas do circuito oficial bem como suas atividades também estão presentes. O Pepsi Center em Colorado e o Coliseu de Greensboro na Carolina do Norte são as mais belas.

Os monstros são os principais protagonistas do jogo, a diversidade é boa, mais de 38 pra você escolher.

VALE A PENA?

Uma das pesquisas mais comuns no Google é, JOGO X VALE A PENA? na minha opinião o “valer a pena” é muito subjetivo e pessoal, para algumas pessoas pode SUPER VALER A PENA, para outros nem tanto. Minhas análises são fundamentadas na experiência do jogo de um modo geral, sendo ou não fã daquele jogo ou franquia. Eu não sou fã da franquia, porém sou um entusiasta em jogos de corrida e não poderia deixar de analisar este tipo de jogo. Mas se eu fosse fã ficaria bem frustrado.

Confesso que assistindo alguns vídeos antes de começar a análise minhas expectativas eram grandes, independente da questão gráfica que pode ser pré-avaliada, eu realmente estava empolgado em dirigir novamente um Monster Truck, quem sabe sentir novamente aquela nostalgia dos bons tempos do Monster Truck Madness. Porém enquanto jogava e fazia minhas anotações, o jogo foi me decepcionando, chegando ao ponto de não ter mais paciência para avançar.

Infelizmente a magia de Monster Truck Madness ficou no passado…

Esta análise só foi possível graças a THQ Nordic e a Rainbow Studios, que gentilmente nos disponibilizaram uma cópia para avaliação do jogo, fica aqui o nosso agradecimento pela confiança. O jogo já está disponível para Xbox One e Xbox Series X|S e pode ser adquirido por meio do nosso link afiliado no final desta análise.

Análise – Monster Jam Steel Titans 2
Conclusão
Monster Jam Steel Titans 2 tinha tudo para ser um grande jogo de Monster Truck, mas a falta de cuidado em pontos chave de um jogo de corrida o tornou o maior exemplo do que um jogo de Monster Truck não deve ser.
Gráficos
6
Jogabilidade
5
Som
3
Diversão
6
Prós
Mais de 38 monstros do circuito oficial estão presentes, inclusive o Grave Digger.
Apesar de falhas, a dublagem e legendas em português são bem vindas.
Contras
Conceito de "mundo aberto" mais falho que eu já vi!
Efeitos e trilha sonora parecem ter saído de um banco de sons público.
Conteúdo repetitivo e mal organizado.
Na boa, tem muitos contras...
5
Sem Graça
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