O investimento também inclui um acordo comercial para ajudar a Dontnod a entrar no mercado chinês e de jogos para celular.
A Dontnod, responsável por sucessos como Life is Strange, Tell Me Why e Vampyr, anunciou que a gigante chinesa da tecnologia Tencent adquiriu uma participação minoritária da empresa avaliada em 30 milhões de euros. Segundo a Dontnod, os fundos adquiridos ajudarão a criar mais jogos para uma audiência mundial em todas as plataformas. Ao mesmo tempo, este investimento também inclui um novo “acordo de cooperação comercial”.
“Este acordo permitirá tirar vantagem dos vários motores de crescimento na indústria de videogames, em particular na China e em plataformas móveis, em cooperação com um líder do setor. ” diz o CEO da Dontnod Oskar Guilbert.
A indústria de jogos chinesa é a maior do mundo, porém é extremamente desafiadora para os desenvolvedores não chineses. Devido a regulamentações governamentais pesadas, não é possível publicar um jogo na China sem uma parceria com uma empresa chinesa para lidar com a distribuição e operação do jogo. É exatamente por isso que jogos como World of Warcraft na China são gratuitos, enquanto a versão global tem uma assinatura, ou jogos como Counter-Strike têm versões exclusivas para jogadores chineses.
O negócio permitirá a Dontnod comercializar seus jogos por meio de plataformas de jogos chinesas adequadas, como o WeGame da Tencent, em vez de depender do Steam ou da loja de aplicativos da Apple. Embora o Steam esteja disponível na China e seja usado por 30 milhões de jogadores chineses, está longe de ser a maior plataforma de jogos. A parceria com a Tencent permitirá que Dontnod tenha acesso a um público muito mais amplo.
A Tencent, que é uma das maiores empresas de tecnologia da China – comparável ao Facebook ou Apple – também é a maior empresa de jogos do mundo. É proprietária da Riot Games, criadora de League of Legends, bem como participações minoritárias em uma variedade de grandes empresas de jogos, incluindo Activision Blizzard, Ubisoft, Epic Games e muito mais.
A Tencent aumentou agressivamente seus investimentos e aquisições de empresas de jogos nos últimos anos. Em 2020, investiu em 31 empresas de jogos (embora a maioria fosse pequenas empresas chinesas).