Unto the End é um jogo indie desenvolvido pelo estúdio 2 Ton e disponível atualmente no Game Pass do Xbox One e PC. O game é focado no seu combate, que é complexo e desafiador. Não há uma introdução com tutorial no início, como de praxe, então o jogador é inserido na vida do protagonista que está deixando sua família para entrar em combate. A partida é por um motivo simples: prover para a sua família. Assim como é simples o objetivo final: retornar para casa são e salvo. Assim como nos jogos soulslike, a fogueira é um local de descanso em Unto the End, onde o jogador pode se recuperar, criar itens de defesa e poções de cura. Também é possível acessar um tutorial de combate, indispensável para prosseguir no game.
A chave para vencer os adversários é a leitura dos seus golpes. É possível atacar na parte de cima e na parte de baixo, assim como defender de ambos os lados. Para complementar, o jogador ainda pode dar um empurrão, jogar uma faca e ainda usar um ataque falso, para supostamente enganar seus inimigos. O ambiente pode influenciar no seu combate. Muito do game se passa na escuridão de cavernas, o que afeta a leitura dos golpes do adversário para que o jogador tenha a reação necessária.
O protagonista é frágil em comparação com seus adversários, criaturas parecidas com orcs. Rolar em paredes, por exemplo, causa dano e ainda lhe faz perder sua espada. Rolar para desviar dos ataques inimigos na hora errada faz com que a espada também caia no chão. Por isso, é necessário muita paciência e atenção para atacar na hora certa.
Porém, atacar nem sempre é a principal opção. Alguns inimigos podem ser contornados ao oferecer certos itens ou simplesmente guardar sua espada, demonstrando que o objetivo no momento não é o combate. Ao oferecer os itens corretos, é possível avançar sem enfrentar os adversários, porém, se oferecer algo errado, eles irão atacar com ainda mais força. Correr também é uma opção e muitas vezes, a correta.
Citei anteriormente um ataque que pode enganar seus inimigos, uma espécie de finta que finge atacar em uma posição, esperando o inimigo reagir, para que o jogador ataque na posição oposta. Porém, essa finta nunca funcionou nos adversários, tornado o ataque sem utilidade.
Citando outro ponto negativo, o final me trouxe problemas. Ao longo do game, sempre optei por evitar o combate quando necessário. Porém, no último momento, matei um inimigo que não deveria. Para retornar o save, eu teria que enfrentar novamente o último adversário, particularmente difícil. Assim, o meu final foi ruim, por apenas um único erro, o que foi muito frustrante.
Unto the End é um game desafiador, que requer paciência e atenção do jogador. Ele pode ser frustrante em algumas ocasiões, mas recompensa com a disciplina ao ler e atacar os inimigos corretamente.
O jogo já está disponível para Xbox One e Xbox Series X|S e pode ser adquirido por meio do nosso link afiliado no final desta análise.