Análise – Darkest Dungeon

716

Darkest Dungeon é um jogo que vai aterrorizar a sua mente, sendo o ponto principal desse RPG de turnos desenvolvido pela Redhook Studios.

Tudo no jogo foi criado para causar o tormento na sua mente e dos seus comandados.

A história de Darkest Dungeon se passa em uma Aldeia próxima as terras de sua família, seu objetivo é livrar as terras do mal para recuperar os seus tesouros antigos no subterrâneo.

Na Aldeia, que serve como ponto HUB, você administra seus heróis, recruta novos personagens, alivia o SRESS (vou explicar mais sobre ele adiante) e cria novas armas.

Desde a excelente trilha sonora, ao clima sombrio, o jogo tenta ao máximo recriar um ambiente completamente hostil e consegue com maestria!

Explorar o subterrâneo de Darkest Dungeon vai te abalar como nenhum outro jogo, seus heróis vão ser testados a todo momento, uma variedade brutal de inimigos vão testar sua mente e corpo, e aqui entra uma das mecânicas principais do jogo, O ESTRESSE (STRESS)!

O estresse é uma aflição constante no jogo, muitos inimigos não vão atacar seu corpo, vão afligir sua mente constantemente e com isso seus heróis a partir de uma aflição negativa se não for tratado corretamente pode desenvolver danos permanentes a sua personalidade. Um bom exemplo, meu herói se tornou Cleptomaníaco, pegando para ele certos itens obtidos durante a jornada, mas como ele se apegou a bens materiais, perdeu o apreço ao seu corpo e adquiriu Sede de Sangue se tornando fascinado por cortes e ferimentos, recuperando estresse a cada dano sofrido.

Administrar seus heróis e o estresse é a grande chave para o sucesso, e isso não é uma tarefa simples. Deixar o seu Cruzado, por exemplo, na Abadia dentro de uma sala de penitência, fará com que ele fique indisponível até a próxima missão, e aqui a morte é permanente! Seu cemitério ao fim do jogo com certeza estará cheio!

O gameplay é brutal e muitas vezes você irá sentir-se desamparado, porém ao sair com sucesso de uma Dungeon e principalmente com a sua Party viva e saudável, considere isto como uma recompensa sem inigualável.

Agradecimentos especiais para o pessoal da Red Hook Studios que nos disponibilizaram uma cópia de avaliação.

Darkest Dungeon está disponível para PC, Linux e Mac (Steam), Playstation 4, Playstation Vita, Nintendo Switch e Xbox One.

"Maniômetro"

Gráficos10
Som10
Jogabilidade8
Diversão9
Narrativa7.8

Prós

  • Desafiador
  • Trilha sonora sombria
  • Ambientação
  • Morte permanente

Contras

  • Punitivo
  • Desbalanceado

Conclusão

9Sucesso do kickstarter, com uma ambientação hostil, jogabilidade única e mesmo sendo extremamente punitivo, Darkest Dungeon, é um excelente jogo! Prepare sua mente para as provações nas masmorras e recuperar o tesouro de sua família!

Daniel "Don" Bononi
o autorDaniel "Don" Bononi
Editor
Gamer hardcore que joga tudo que pode, tem como família a esposa e os milhares de gatos e tem certeza que Neymar vai pipocar na copa.