Um bom suporte para volante faz toda a diferença

1.17K (1000)
playseat-f1-red-bull-racing
Ex piloto da Formula 1 Mark Webber na apresentação do novo cockpit da PlaySeat em Mônaco.

Jogos de corrida podem ser jogados em controles normais como os de videogames? óbvio que sim, porém se forem jogados com um volante nem é preciso dizer que a experiência é muito melhor certo? claro que sim!

A mesma linha de raciocínio vale para um suporte de volante, a grande maioria dos equipamentos vem com garras e travas que te possibilitam fixar o volante em quase qualquer tipo de superfície, porém nem sempre o resultado é o mais satisfatório, pois o volante pode correr, ir para os lados, os pedais irem pra frente no momento de freadas, acelerações ou troca de marcha, sem contar também que o próprio usuário não sentirá confiança ao jogar.

Antigamente era muito difícil encontrar suportes para volantes no Brasil, aliás era difícil encontrar até mesmo os volantes rs, a grande maioria era importado de fora do país, visto que o frete era (e ainda continua) caríssimo. Qual era a saída então? faça você mesmo o seu próprio suporte! Abaixo um vídeo do site InsideSimRacing onde eles mostram que É POSSÍVEL montar um suporte com canos de PVC por menos de 200 dólares.

Pode ser legal e bem firme, mas que dá um baita de um trabalho é incontestável, confesso que no meu primeiro volante eu QUASE aceitei o desafio de fazer isso, porém as partes de PVC e demais itens não ficavam abaixo dos 200 dólares, enfim desisti!

Atualmente quando se fala em suportes o primeiro nome que vem em mente, pelo menos pra mim, é a Playseat! Os caras tem uns suportes muito legais, muito bonitos que variam de 490 dólares até 1700 dólares, como é o caso do F1 Red Bull Seat. Porém cá entre nós basta ver os custos de envio para o nosso querido Brasil que o desânimo derruba qualquer hype, mas que é um belo brinquedo ninguém discute.

Voltando para a nossa realidade, hoje no Brasil temos duas empresas que fabricam e comercializam (inclusive com patente de produto registrado) suportes para os mais diversos modelos de volantes disponíveis no mercado nacional e internacional, são elas:

Águia Toys
AGUIA-TOYS-COCKPIT-FOTO-GRANDE

Cockpit Extreme Racing
Cockpit-Stockcar-g27-logitech-swe271

A Águia Toys possui apenas um modelo de cockpit com alguns acessórios vendidos a parte, já a Cockpit Extreme Racing possui uma série de modelos e acessórios para todo tipo de gosto e bolso $$$$$.

Eu não posso opinar com relação ao cockpit da Águia Toys porque nunca testei um pessoalmente, mas conheço amigos que fizeram bons elogios ao produto. Já os modelos da Cockpit Extreme Racing eu posso dizer que são realmente muito bem feitos, atualmente eu possuo o modelo EXR-S XT com os acessórios de suporte para mouse e teclado.

cockpit-extreme-Stock-car-simulador
A brasileira Cockpit Extreme Racing possui uma enorme variedade de modelos.

A estrutura do produto é bem sólida e firme feita com aço de carbono e peças cortadas a laser, o que garante um lindo design. O produto vem muito bem embalado, com nota fiscal e manual de montagem detalhado, sem problemas para montar.

Quando comprei o volante eu testei ele primeiramente numa simples mesa de costura, sem chance não tinha condições de guiar ali, a mesa além de ser leve, não segurava direito a base e com os trancos do force feedback ela chegava a pular, como disse SEM CHANCE.

Minha segunda opção foi prende-lo na mesa do computador que já era bem mais parruda, preciso dizer que ficou MUITO BOM, afinal as presas e ganchos do volante ajudam, porém tinha um pequeno detalhe! toda vez que eu precisava usar a mesa para digitar algo ou até mesmo jogar alguma outra coisa eu precisava remover o volante, pedal e câmbio, ou seja, uma baita logística toda vez que queria jogar.

A aquisição do suporte resolveu dois problemas de uma só vez, posição de jogo e logística. Ele é totalmente dobrável e pode ser facilmente guardado em qualquer cantinho da casa sem chamar atenção e tomar espaço.

Mas o principal mesmo foi a posição de jogo, com o volante bem preso, pedais regulados na altura e distância perfeita, câmbio na ponta da mão é muito melhor guiar, além de estar confortável você tem o total controle do carro e ai vai da técnica de cada um na hora de pilotar baixar alguns milésimos de segundos nos tempos e corridas.

Finalizando, como eu disse acima, não posso opinar pelo cockpit da Águia Toys porque nunca joguei, mas quando pesquisei e perguntei a respeito só obtive boas referências, agora se você ficou mais propenso a comprar um da Cockpit Extreme Racing vá na fé e faça este investimento na sua diversão, afinal como diz o título UM BOM SUPORTE FAZ TODA A DIFERENÇA!

Telmo Camargo
o autorTelmo Camargo
Xbox Mania
Amante de um bom Rock n' Roll, Videogame, Corridas e Hockey, sim HOCKEY, aquele que os caras patinam no gelo atrás da "bolinha". Ahhh sim agora também Pai e um pouco menos gamer porém com Fé que tudo vai melhorar \o/